17 de fevereiro de 2010

Bocais – Parte 2

Continuando o tema de bocais (também fiz upload de um documento sobre bocais, e a troca deles, elaborado pelo keith fiala, basta fazer o download AQUI. Ele será traduzido em algum momento, mas vocês já podem ir se adiantando.)

 

Peso do bocal:

Bocais leves produzem uma resposta rápida e flexível, enquanto bocais pesado produzem um tom mais focado (focussed tonal core). O mesmo pode ser dito dos trompetes.

Acabamento do Bocal:

Os bocais com acabamento em ouro ajudam na flexibilidade labial, e é mais indicado para os trompetistas que usam uma embocadura molhada, e não é indicado para quem tem lábios secos, que requerem mais pressão/aperto. Acabamento em prata é preferido por pessoas com lábios secos.

Grossura do aro:

Um aro grosso proporciona maior contato labial, resultando em resistência extendida, mas o movimento dos lábios é limitado, portanto, em casos extremos, você perde flexibilidade. Um aro fino dá flexibilidade e controle, mas fornece menos suporte para o lábio, causando fadiga mais cedo do que um bocal com borda de dimensões médias.

Pressão do bocal

Uma enorme quantidade de trompetistas utiliza muita pressão no bocal em todos os registros durante muito tempo. Isto geralmente (dependendo de quanto de pressão está sendo utilizado) resulta em inchaço labial em um grau maior ou menor. Tentar evitar (ou usar menos) não é tão fácil, já que você precisa aprender a fazer da compressão labial um amigo próximo.

Além disso, se você aprender a tocar com uma configuração de lábios mais fechada, mais uma combinação de ar mais rápido e menos pressão, uma boa quantidade de coisas vai se tornar aparente. Você irá perceber que não precisa aquecer tanto, o seu timbre se torna mais puro, sua resistência é extendida, suas notas agudas se tornam mais alcançáveis, frases longas mais fáceis, controle de respiração mais eficiente, e, acima de tudo, você necessita de menos pressão para conseguir todos estes atributos. Portanto, o sucesso leva a mais sucesso, sem depender de inchaço nos lábios, uma variável difícil de se manter o controle.

Um comentário:

AddThis