24 de junho de 2011

A tensão 'mata'

Tensão na embocadura (ou tensionar os lábios para acelerar a passagem do ar) é um problema bem comum. Utilizar um equipamento mais adequado e eficiente para o que está a tocar ajuda, e muito, a diminuir o trabalho que você tem para tocar. Mas ainda assim é necessário tomar cuidado para não utilizar a tensão nos lábios, de forma a compensar o fato de não estar utilizando o abdômen para empurrar o ar, como seria mais indicado. (Note que tensão em excesso no abdômen também prejudica o desempenho, e a sonoridade)

Quando se está errando notas que normalmente acertaria, ou elas estão saindo muito fracas, 'finas', com muito ar, ou apenas não 'bonitas', há uma grande chance de que seja devido à tensão excessiva. Tente o seguinte: utilizando o Sol na segunda linha como exemplo. Se o Sol acima do Dó agudo (ou mesmo o Sol acima do pentagrama) está falhando, toque o Sol no pentagrama. Então, mantendo a mesma embocadura, e a mesma tensão (pouca), aumente a velocidade do ar e tente tocar o Sol acima do pentagrama. Após conseguir tocar corretamente, suba até o Dó agudo, e depois, até o Sol. Lembre-se: NÃO aumente a tensão nos lábios.

Tocar a mesma nota, numa região mais grave, nos ajuda a relaxar os lábios, a face, e o abdômen. Também distrai a nossa cabeça daquela nota que está falhando, o que normalmente atrapalha mais ainda o que já está ruim por motivos físicos.

Retirado de: http://www.trumpetresources.com/articles/weekly-trumpet-tips-61411/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis